Quantcast
Agroindústria

Setor agroalimentar organiza primeira feira digital para promover exportações nacionais

ª Edição Digital AgriFood Summit Portugal ao baixo

O consórcio Portuguese Agrofood Cluster está a organizar a primeira edição do Digital AgriFood Summit Portugal, que decorrerá entre os dias 20 e 23 de janeiro de 2021, numa plataforma online especializada em eventos virtuais. A iniciativa vai servir de ponto de encontro entre empresas nacionais e clientes internacionais dos vários continentes, com aposta forte em países com potencial como China, Japão ou Estados Unidos. Objetivo é “manter a rota de crescimento das exportações e criar oportunidades de negócio”.

A par dos encontros que ocorrem durante a feira, será desenvolvido um trabalho de angariação de reuniões extra com compradores internacionais. “As empresas expositoras poderão receber os profissionais de Food & Beverage nos seus stands e, através de uma plataforma interativa digital, apresentar os seus produtos através de diversos recursos audiovisuais. Este certame contará ainda com workshops sobre temáticas de internacionalização e inovação”, lê-se em comunicado.

 

“Face aos desafios impostos pela pandemia, o setor agroalimentar necessita, mais do que nunca, de se mobilizar para enfrentar, de uma forma concertada e profissional, tempos incertos e mercados difíceis, como já nos habituou nos processos de promoção e internacionalização”, refere o presidente da PortugalFoods e responsável pelo consórcio Portuguese Agrofood Cluster, Amândio Santos.

banner APP

O responsável acrescenta que o setor tem “sabido corresponder à qualidade que esperam de nós, como notam os dados mais recentes sobre as exportações de bens nacionais”, no entanto, “a manutenção desse bom desempenho e o futuro do setor depende das ações que conseguirmos levar a cabo agora, numa fase de grandes constrangimentos”. Nesse sentido, “este evento virtual é uma forma de o setor agroalimentar mostrar, mais uma vez, a sua excelência e a sua capacidade de inovação”, considera.

 

O Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do secretário de Estado da Internacionalização, considera também este evento virtual prioritário para a promoção do setor. “É uma iniciativa que se destaca pela digitalização e pela cooperação entre parceiros, dois fatores fundamentais para transformarmos esta crise numa grande oportunidade”, defende Eurico Brilhante Dias.

Por seu turno, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, considera esta iniciativa “uma excelente oportunidade para afirmar a qualidade da produção nacional e impulsioná-la nos mercados externos, em consonância com a estratégia de internacionalização do Ministério da Agricultura”.