A Sogevinus inaugurou na passada semana o seu novo centro logístico, um investimento de 1,88 milhões de euros que tem como objetivo modernizar a área operacional e logística do grupo. O grupo comercializa cerca de 8,25 milhões de garrafas por ano de quatro marcas de Vinhos de Porto e Douro: Kopke, Burmester, Barros e Cálem.
Gonzalo Pedrosa, CEO da Sogevinus, refere que “a inauguração deste Centro de Logística culmina uma série de investimentos que temos vindo a desenvolver na área das operações industriais. Este centro caracteriza-se pela inovação e modernidade, onde encontramos tecnologia de ponta para melhor a eficiência mas também encontramos tradição e um grande respeito pelo legado do Vinho do Porto pois para nós era imperativo que fosse implementado na Ribeira de Gaia, local ícone e incontornável da história dos nossos vinhos e onde estes envelhecem.”
Para além da criação de uma nova infraestrutura logística, este valor foi investido na aplicação de tecnologia de ponta em equipamentos de controlo de qualidade, materiais de warehouse e no sistema informático.
De acordo com a Sogevinus, o resultado é “uma infraestrutura com capacidade instalada de 2,5 milhões de caixas de 9 litros e com capacidade de armazenagem de produto acabado de 4000 paletes”.
“A internalização da distribuição no mercado nacional em 2015 provocou um aumento nas linhas de encomenda que conseguimos absorver sem diminuir o actual quality yield que atinge os 97%. Este novo centro de logística vai permitir-nos melhorar o lead time global em cerca de 35%”, acrescenta Gonzalo Pedrosa.
Com uma faturação de 40 milhões de euros, o Grupo Sogevinus produz cerca de 8,5 milhões de garrafas, 1,2 milhões de garrafas por ano de vinhos DOC Douro, 7,05 milhões de garrafas por ano de Vinhos do Porto, e exporta 60% da sua produção.