Os consumidores continuam a reconhecer o valor nutricional do leite, no entanto, acreditam que a variedade e a conveniência da oferta não estão a acompanhar as suas expectativas e o ritmo dos estilos de vida modernos, revela a 8ª edição do Dairy Index, um estudo de mercado internacional encomendado pela Tetra Pak.
O estudo destaca a necessidade das empresas de laticínios revitalizarem a importância do leite junto dos consumidores de todas as idades, através do lançamento de produtos inovadores e de uma nova abordagem de marketing e comunicação.
“Durante vários anos, a indústria alimentar tem registado um aumento na procura de produtos nutritivos mais práticos, estimulada por uma nova geração de consumidores preocupados com a saúde e com estilos de vida ainda mais ativos. As pessoas veem o leite como um alimento “nutritivo”, “saudável”, “boa fonte de cálcio” e “saboroso”, mas para manter a sua relevância no mundo moderno, os produtores têm de inovar e de desenvolver bebidas que sejam reflexo das mudanças nos estilos de vida”, indica o estudo.
Dennis Jönsson, Presidente e CEO do Grupo Tetra Pak, refere que “a chave para energizar os laticínios em todas as latitudes é entusiasmar as pessoas com o consumo do leite, criar novos produtos e desenvolver campanhas de comunicação que mostrem como é prático, agradável e relevante para todos.”
O estudo apresenta casos de empresas de laticínios que lançaram no mercado novas bebidas com sucesso e identifica quatro tendências de produto globais. “Deleites indulgentes mas aceitáveis, produtos personalizados que tornam o leite mais fácil de digerir ou oferecem benefícios de saúde adicionais, bebidas para o lanche ou para consumo em movimento e leite ‘puro’ com valores orgânicos ou ‘naturais’.”