Quantcast
Vinhos

Vinho nacional continua a fazer sucesso além-fronteiras: exportações voltam a crescer

Exportações de vinhos nacionais continuam a crescer

As exportações de vinho nacional cresceram 8,1% em valor e 3,9% em volume no primeiro trimestre deste ano. De acordo com os dados do Instituto da Vinha e do Vinho, nos primeiros três meses do ano o país vendeu um total de 625 983 hectolitros de vinho, num total de 163,3 milhões de euros.

De acordo com os dados, França continua a ser o principal destino dos vinhos nacionais e o preço médio dos vinhos cresceu 4%, para 2,61 euros por litro. Frederico Falcão, presidente do Instituto da Vinha e do Vinho citado pelo Dinheiro Vivo, refere que “estes dados são um bom sinal para os vinhos portugueses, que estão com um enorme dinamismo e grande reconhecimento internacional. E os números das exportações espelham bem esse sentimento positivo dos especialistas na área e dos próprios operadores. No último ano, isso não se refletiu tanto por causa do mercado angolano, mas tudo indica que as coisas vão continuar a correr bem.”

Importa referir que as exportações de vinhos portugueses para os mercados comunitários caíram no primeiro trimestre, 3,6% em valor e 11,4% em volume. No que diz respeito aos mercados extracomunitários, a tendência foi inversa, com um crescimento de quase 30% tanto em valor como em volume. A liderar está o mercado dos Estados Unidos da América, com um crescimento de 23,2%.

O mercado brasileiro, por sua vez, também está em recuperação e no primeiro trimestre deste ano registou um crescimento de 84,5% nas compras de vinhos nacionais, com um total de 31 649 hectolitros.