A Emirates Flight Catering, operadora de catering global, anunciou ter adquirido, na totalidade, a Emirates Bustanica, intitulada previamente de Emirates Crop One, e a sua marca de consumo Bustanica, a maior quinta vertical interior do mundo.
Desta forma, a Emirates Bustanica passa a ser uma empresa totalmente detida pelos Emirados Árabes Unidos, sustentando a visão do país em “aumentar a segurança alimentar e hídrica e as suas capacidades agrícolas”, refere a empresa em comunicado.
A compra permite também à Emirates Bustanica “tirar partido da sua experiência local e do mais recente know-how tecnológico para satisfazer as crescentes exigências do mercado”, de acordo com a comunicação.
As instalações de cerca de 30 mil metros quadrados da Bustanica estão localizadas perto do Aeroporto Internacional Al Maktoum, no Dubai World Central e, segundo a empresa, têm uma capacidade de produção de mais de 1 milhão de quilogramas de “verduras de qualidade excecional por ano, o equivalente a 3 toneladas por dia, utilizando 95% menos água do que a agricultura convencional”.
Lançada em julho de 2022, a Bustanica começou desde cedo a despertar a atenção dos Emirados Árabes Unidos devido à sua crescente gama de verduras, legumes e ervas aromáticas. Segundo o comunicado, os produtos são cultivados “sem pesticidas ou herbicidas e são 100% limpos, frescos e ricos em nutrientes”, sendo a Bustanica forte na produção de variedades de alfaces, espinafres, salsa e couves.
A Bustanica funciona tendo por base diversos recursos tecnológicos, desde a aprendizagem automática à inteligência artificial até a outras tecnologias patenteadas, bem como uma equipa diversificada que inclui peritos em agronomia, engenheiros, horticultores e cientistas especializados em plantas.