Quantcast
Pecuária

FPAS volta a alertar que suinicultores estão “à beira da rutura”

A Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) voltou a alertar para a situação atual do setor da suinicultura nacional, afirma que os suinicultores estão “à beira da rutura”.

“Face ao momento de crise que a suinicultura portuguesa está a atravessar, os apelos multiplicam-se para que sejam tomadas medidas indispensáveis e prementes, a começar pela urgência em responder ao problema de escassez dos cereais que está a comprometer a alimentação animal, pondo em risco a sobrevivência dos mesmos”, explica a entidade.

banner APP
 

Desta maneira, apela a que seja contida a escalada dos custos de produção. Caso não aconteça, a FPAS estima que cerca de 20 mil pequenos negócios familiares de suinicultura poderão estar em maior risco de falir por falta de capacidade financeira.

A entidade critica ainda que “ao contrário dos outros bens alimentares, e apesar dos fatores de produção em Portugal estarem mais caros, os preços dos porcos continuam a baixar, distinguindo-se este setor dos demais pela dificuldade em fazer reproduzir no preço do produto acabado os custos de produção”.