Quantcast
Agricultura

Acordo Interprofissional do setor do azeite aguarda há 8 meses por aprovação

O Acordo Interprofissional apresentado pela AIFO está há 8 meses a aguardar aprovação do Ministério da Agricultura.

O Acordo Interprofissional apresentado pela Associação Interprofissional da Fileira Olivícola (AIFO) está há 8 meses a aguardar aprovação do Gabinete de Planeamento do Ministério da Agricultura. A denúncia é da Federação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Olivicultores (Fenazeites), enquanto estrutura associada da CONFAGRI, que veio “manifestar a sua estranheza e indignação pela falta de aprovação”.

Em comunicado, a associação afirma que “a aprovação deste acordo, que engloba uma importante comparticipação financeira para o setor, é de alto interesse económico, uma vez que vai permitir desenvolver e reforçar a capacidade de intervenção da Interprofissional e, consequentemente, dinamizar o setor”.

banner APP
 

“As ações que a AIFO se propõe a realizar no âmbito deste acordo setorial vão aumentar o conhecimento dos consumidores sobre o produto, produzindo um efeito económico positivo no aumento da procura do azeite made in Portugal”, explica ainda a Fenazeites. Tal vai ser feito através de campanhas de informação, sensibilização e promoção, no mercado nacional e internacional.

A federação considera ainda que “apostando na inovação tecnológica e na investigação, podemos tornar o setor mais competitivo, mas igualmente mais eficiente, ambientalmente mais sustentável e potenciando o seu forte contributo na fixação dos gases com efeito de estufa”.