Quantcast
Agricultura

Governo aprova subsídio especial de até 6 mil euros para agricultores afetados pelos incêndios

Governo aprova subsídio especial de até 6 mil euros para agricultores afetados pelos incêndios iStock

O Governo aprovou ontem, dia 26 de setembro, em Conselho de Ministros, um subsídio especial de até 6.000 euros que pretende compensar prejuízos agrícolas relacionados com os incêndios que fustigaram o Norte e Centro do país durante este mês.

A medida foi anunciada pelo Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, que aprovou também outras medidas de compensação para diversas áreas, nomeadamente, habitação, pessoas, atividades económicas e infraestruturas e equipamentos.

 

Adicionalmente ao subsídio, foi também aprovado um apoio à capacidade produtiva agrícola para a substituição ou reparação de animais, máquinas e equipamentos agrícolas e armazéns agrícolas.

banner APP

Para além do setor agrícola, também as florestas vão receber ajuda por parte do Executivo, que anunciou apoios à recuperação florestal através da estabilização e recuperação de áreas afetadas, assim como apoios para a substituição ou reparação de máquinas, equipamentos florestais, armazéns florestais e outras construções de apoio à atividade das florestas.

 

Este apoio à agricultura e florestas está englobado no pacote de ajudas no valor de 100 milhões de euros, aprovado também ontem pelo Governo, que pretende dar resposta aos danos caudados pelos incêndios, que causaram nove mortes e mais de 170 feridos.