Quantcast
Vinha e Vinho

Ministério da Agricultura lança apoio de 6 M€ para promoção de vinhos em países terceiros

iStock

O Ministério da Agricultura anunciou hoje um novo apoio, no valor de seis milhões de euros, para apoiar a promoção de vinhos portugueses em todos os mercados de países terceiros, com um período de execução de um ano.

Numa nota enviada às redações, o Ministério da Agricultura adianta que são considerados mercados prioritários Angola, Moçambique, Canadá, EUA, Brasil, Colômbia, México, Noruega, Rússia, Suíça, Ucrânia, China, Coreia do Sul, Japão e Singapura, bem como o Reino Unido.

“Sabendo da importância da internacionalização dos nossos produtos, num mercado muito competitivo, lançamos agora este aviso para o setor dos vinhos, por forma a acautelar, através de políticas públicas, os efeitos negativos desta pandemia no mercado e garantir que retomaremos rapidamente o ritmo de crescimento que tínhamos antes desta crise sanitária”, afirma a ministra da Agricultura.

Maria do Céu Antunes salienta que “o setor do vinho tem dado provas de enorme resiliência e capacidade de adaptação”, verificando-se um crescimento de 3,9% nas exportações de janeiro a outubro, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

banner APP

Para atenuar os efeitos causados pela pandemia de covid-19, o Ministério da Agricultura lançou várias medidas de apoio, incluindo um pacote de 18 milhões de euros de medidas de crise (12 milhões de euros para a destilação de vinho e seis milhões para o armazenamento de crise disponibilizamos), e ainda a criação de um Reserva Qualitativa para o vinho do Porto no valor de 5 milhões de euros.

“Numa estratégia consistente de apoio ao investimento das exportações do vinho nacional, prosseguida pelo Instituto do Vinho e da Vinha (IVV) em articulação com o IFAP, o apoio à promoção em países terceiros é destinado às empresas exportadoras, organizações interprofissionais e outras entidades com projetos de promoção em países extracomunitários”, lê-se na mesma nota.

O prazo de candidatura a apoios à promoção de vinhos portugueses, em mercados terceiros, começa amanhã, dia 22 de dezembro, e termina a 22 de janeiro.