É o eurodeputado português mais influente no Parlamento Europeu e integra a Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (AGRI), desde julho de 2023.
O novo ministro da Agricultura, José Manuel Ferreira Fernandes, tem 15 anos de experiência na Europa e esse facto pode ter pesado na escolha para tutelar a pasta da Agricultura e Pesca. Nascido em 26 de julho de 1967, em Moure, Vila Verde, é licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho e, tal como a anterior ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, também foi autarca, tendo exercido o cargo de presidente da Câmara Municipal de Vila Verde entre 1997 e 2009.
Um ‘Influencer’
Segundo o Índice de Influência da União Europeia, José Manuel Fernandes foi o 4º eurodeputado mais influente no Parlamento Europeu, o 1º do PPE e o 1º de Portugal. O BWC EU Influence Index é um ranking de Membros do Parlamento Europeu que mede a influência dos Eurodeputados.
Neste índice é analisada a influência parlamentar, ou seja, a capacidade do decisor político para influenciar a legislação, moldar a agenda política, ganhar votos e garantir posições de poder institucional. E conta com critérios como a Liderança (posições de influência no que respeita à coordenação do grupo e à mesa parlamentar); Engagement (atividade geral e colaboração); Trabalho legislativo (capacidade de dar forma a um ato legislativo específico) e Experiência (antiguidade em anos de serviço no parlamento, incluindo cargos formais ocupados em legislaturas anteriores).

Uma vasta experiência no Parlamento Europeu
O até agora Chefe da Delegação do PSD no Parlamento Europeu, é Deputado ao Parlamento Europeu desde 2009, membro efetivo da Comissão dos Orçamentos, onde é o Coordenador do PPE; da Delegação para as relações com o Mercosul e da Delegação à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana.
É também Presidente da Delegação para as Relações com a República Federativa do Brasil e, mais recentemente, membro efetivo da Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural. É ainda membro suplente na Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais; na Delegação para as Relações com os Países do Magrebe e a União do Magrebe Árabe, incluindo as Comissões Parlamentares Mistas UE-Marrocos, UE-Tunísia e UE-Argélia; e na Delegação à Assembleia Parlamentar da União para o Mediterrâneo.
Do seu currículo destaque ainda para o trabalho como relator permanente dos recursos próprios da EU; negociador da plataforma de investimentos estratégicos denominada STEP; relator e negociador para o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (Plano Juncker) e relator e negociador do Parlamento Europeu para o Programa InvestEU. Integra ainda a equipa de negociação do Quadro Financeiro Plurianual e do Mecanismo de Recuperação e Resiliência e o grupo de trabalho do PE que avalia os planos nacionais de recuperação e resiliência.
Ou seja, uma vasta e abrangente experiência no que diz respeito a temas e geografias.