Quantcast
arroz

Rega gota-a-gota na cultura do arroz permitiu poupar 48% de água

Rega gota-a-gota na cultura do arroz permitiu poupar 48% de água

Já são conhecidos os primeiros resultados do ensaio de arroz com rega gota-a-gota. Quatro meses depois da sementeira foi registada uma poupança de água de 48%, quando comparado com o sistema convencional. O ensaio está a ser promovido pela Magos Irrigation Systems, a Rivulis e a Orivárzea, em Pancas, no concelho de Benavente.

Segundo explicado em comunicado, os valores são os registados à entrada na fase de maturação da cultura, no dia 22 de setembro de 2022, sendo que não se visualiza “diferenças significativas no desenvolvimento do arroz”.

 

As fases decisivas do ciclo da cultura – germinação, afilhamento, floração e aparecimento de panículas – decorreram normalmente e de forma similar à produção do arroz na modalidade convencional”, declaram ainda as promotoras.

banner APP VR Mobile

A colheita está prevista entre os dias 12 e 15 de outubro. O consórcio do ensaio planeia realizar, a 15 de novembro, em sala, a apresentação dos resultados, com informação detalhada sobre a condução e evolução da cultura ao longo de todo o seu ciclo.

 

Ensaio arroz rega gota a gota 2