A segunda edição dos prémios Amyris Innovation BIG Impact, concurso de Inovação em Biotecnologia, atribuiu o Rising Innovation Award ao projeto HydroPLUS, que quer desenvolver um biofertilizador à base de casca de batata.
Segundo explicado em comunicado, o objetivo do projeto é desenvolver um novo hidrogel biodegradável superabsorvente à base de casca de batata, um resíduo relevante da indústria alimentar que engloba microrganismos benéficos, nomeadamente bactérias promotoras de crescimento de plantas e fungos.
O polímero à base de casca de batata pretende servir como um transportador eficaz e protetor para os microrganismos, prolongando a vida do produto, que por sua vez, irá favorecer a libertação lenta no solo.
“O HydroPLUS atende assim às necessidades do novo paradigma da agricultura regenerativa e pretende melhorar o crescimento das culturas, preenchendo atualmente uma lacuna comercial no mercado de biofertilizantes,” refere a coordenadora do projeto, Helena Moreira.
“Este prémio ajudar-nos-á a desenvolver a nossa ideia e a colocá-la em prática. É também um reconhecimento de todo o trabalho que fizemos nos últimos anos focado nos sistemas agrícolas mais resilientes e sustentáveis. O HydroPLUS irá ajudar os agricultores a enfrentar os desafios do setor agrícola devido às mudanças climáticas, nomeadamente a escassez de água e o declínio da fertilidade do solo”, acrescenta a responsável.
O concurso “Amyris Innovation BIG Impact Award” é promovido pela empresa Amyris Inc e a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica.