A Câmara Municipal de Cantanhede aprovou o regulamento do Conselho Municipal de Agricultura de Cantanhede (CMAC), que tem como objetivo fortalecer o setor agrícola do concelho.
Através da cooperação, do investimento e da fixação de jovens agricultores, o regulamento visa ainda a promoção do desenvolvimento sustentável e da coesão territorial.
“A agricultura é uma área que cada vez mais tem de estar na ordem do dia. Passou por fases menos boas, mas estamos num momento de mudança. O Conselho Municipal de Agricultura de Cantanhede é uma ferramenta essencial para provocar essa transformação, para promover o desenvolvimento agrícola e a valorização do setor”, o vereador com o pelouro dos Recursos Naturais, Desenvolvimento Agrícola e Florestal, Adérito Machado.
E continua: “esse esforço também se traduziu na criação do Gabinete de Apoio ao Agricultor, visando dar suporte direto aos agricultores e fortalecer a agricultura local”.
Além disso, o Conselho Municipal de Agricultura de Cantanhede pretende também estimular a reflexão e o debate, promover a troca de conhecimento, e facilitar a articulação, coordenação, informação e cooperação entre entidades que atuam ou estão envolvidas nas atividades do setor primário em Cantanhede.

A comunicação da entidade municipal explica que a ideia passa por identificar linhas estratégicas para potenciais investimentos que possam aprimorar as dinâmicas económicas, bem como otimizar e valorizar os produtos e subprodutos das explorações presentes no território.
Nesse sentido, a atuação abrange diversas frentes, nomeadamente a procura por soluções para os desafios na gestão de explorações agrícolas e pecuárias e promover boas práticas em saúde animal, sustentabilidade e preservação ambiental.
A par disto, o CMAC tem ainda como intuito estimular a discussão sobre aproveitamentos hidroagrícolas, simplificar processos de licenciamento e contribuir para o aprofundamento do conhecimento da situação do setor primário na área do concelho, através da consulta e partilha de informação entre todas as entidades que o compõem.