Quantcast
Sustentabilidade

Investigação alemã reduz emissão de metano por suínos

Pig farming produces a lot of excrement which is stored as slurry. Methane is released from this through decomposition processes.

Uma investigação da Universidade de Bonn, na Alemanha, combinou os efluentes pecuários, nomeadamente o chorume dos suínos, com cal azotada (cianamida cálcica), o que permitiu reduzir as emissões de metano em 99%. A solução surge uma vez que se estima que até 50% do metano emitido pela pecuária origine nos processos de fermentação do chorume.

Segundo explicado em comunicado, o efeito começou cerca de uma hora depois da adição e persistiu até ao fim da experiência, meio ano depois. Os investigadores explicam que a eficácia longa é importante, porque o chorume não é simplesmente descartado. Em vez disso, é armazenado até o início da estação de crescimento seguinte e, em seguida, espalhado nos campos como fertilizante.

 

Durante esse tempo, o chorume é transformado por bactérias e fungos: eles quebram o material orgânico não digerido em moléculas cada vez menores. O metano é produzido no final destes processos.

banner APP

“A cianamida cálcica quebra essa cadeia de transformações químicas, e fá-lo simultaneamente em diferentes pontos, como pudemos ver na análise química do chorume tratado adequadamente”, explica o estudante de doutoramento na universidade, Felix Holtkamp. “A substância suprime a degradação microbiana dos ácidos gordos, um intermediário na cadeia, e a sua conversão em metano. Ainda não se sabe exatamente como isso acontece.”

In his doctoral thesis Felix Holtkamp from the University of Bonn investigated processes that can be used to reduce methane emissions from slurry. scaled

Foto: Felix Holtkamp

 

A adição da cal azotada enriquece ainda o chorume com nitrogénio e impede a formação de crosta sólida no chorume, que dificultam as trocas gasosas. O processo impede também a formação de espuma resultante da conversão microbiana no chorume.

A investigação esclarece que ainda não está claro como o método afeta a liberação de amoníaco do chorume. “Temos indicações iniciais de que a quantidade de amoníaco também é reduzida a longo prazo”, diz o supervisor científico de Felix Holtkamp, Manfred Trimborn.