Quantcast
Agricultura

Conheça o projeto que vai promover a gestão sustentável dos solos em Torres Vedras

Conheça o projeto que vai promover a gestão sustentável dos solos em Torres Vedras iStock

O projeto Healthy Soils @Torres Vedras foi lançado recentemente e pretende focar-se, durante um ano, na criação de um espaço efetivo de diálogo e sinergias, tendo em vista a gestão sustentável dos solos na região de Torres Vedras.

A iniciativa incide nos solos agrícolas do concelho, com destaque para a área vitícola, considerando a sua representatividade em termos de área utilizada, bem como a relevância socioeconómica e cultural da vitivinicultura no município.

 

A iniciativa é o único projeto-piloto aprovado para Portugal, sendo um dos 20 projetos selecionados de entre 65 candidaturas elegíveis, a nível europeu, explica a comunicação no site da Câmara Municipal de Torres Vedras.

uuu

Direitos Reservados // Câmara Municipal de Torres Vedras

O projeto é liderado pelo Polo de Inovação de Dois Portos do INIAV e desenvolvido em parceria com o Município de Torres Vedras, a iniciativa é um dos 34 projetos piloto do HuMUS – Healthy Municipal Soils, projeto financiado pelo programa de investigação e inovação (I&I) Horizonte Europa que visa implementar a Missão Solo Europa ao nível regional e local.

 

A Missão Solo pretende instalar 100 laboratórios vivos e estruturas de referência até 2030 para liderar a transição para solos saudáveis até 2050.

Já o projeto HuMUS tem como foco a governança participativa do solo ao nível local e regional e a construção de espaços de diálogo construtivo sobre a saúde do solo entre entidades públicas, empresas, cidadãos e associações cívicas e academia.

banner APP
 

De acordo com a comunicação, está previsto, em períodos e projetos futuros, o alargamento de ações no âmbito do projeto Healthy Soils @Torres Vedras em usos de solo distintos e noutros territórios do município.

“O projeto conta com uma equipa e com uma comissão científica de acompanhamento interdisciplinares, cruzando várias áreas de conhecimento com o propósito comum de criar um espaço efetivo de diálogo e sinergias, tendo em vista a gestão sustentável dos solos no território municipal”, lê-se na nota informativa.

 

Participam no projeto o SmartFarm Colab, a Associação de Agricultores de Torres Vedras, a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, a Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, o Centro Educativo da Ventosa, a Junta de Freguesia da Ventosa, a Adega Cooperativa da Ventosa, a Quinta do Infesto e a empresa ORGO Regenerative Biology Management.

Vamos falar sobre solo?