Quantcast
Alqueva

15 mil hectares vão entrar em regadio

EDIA quer aumentar taxa de adesão ao regadio

Já foram inauguradas as infraestruturas de rega do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, compostas pelos blocos de rega de São Pedro, Baleizão e Quintos e com uma área total de 15 mil hectares.

Estes novos blocos de rega, que entraram em testes no mês passado, estão equipados com uma estação elevatória e 459 hidrantes que servirão 805 prédios rústicos e 448 proprietários.

banner APP

“Os circuitos Hidráulicos de São Pedro/Baleizão e de Baleizão/Quintos integram uma grande estação Elevatória (S. Pedro), duas barragens (Amendoeira e Magra), uma estação de filtração e um reservatório. Estas empreitadas, cofinanciadas pelo POVT, orçaram em cerca de 38 milhões de euros. Este sistema permitirá ainda, a curto prazo, o reforço do abastecimento público ao concelho de Beja”, explica a EDIA numa nota enviada às redações.

Alqueva conta neste momento com cerca de 88 mil hectares em exploração, estando em curso trabalhos para a instalação de mais cerca de 30 mil hectares com vista à conclusão do projeto até ao final deste ano. Na próxima campanha de rega, em 2016, Alqueva regará já perto de 120 mil hectares.