Quantcast
PDR 2020

80 M€ para investimentos na agricultura e agroindústria: novos concursos do PDR 2020 abertos

agricultura em Angola

O Governo abriu dois novos concursos no âmbito do PDR 2020, com um montante total de 80 milhões de euros para financiar investimentos na transformação e comercialização de produtos agrícolas. Trata-se da operação ‘Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas’ e da operação ‘Investimento na Exploração Agrícola’, cujas candidaturas já podem ser submetidas.

No que diz respeito à operação ‘Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas’, uma nota enviada às redações pelo Ministério da Agricultura esclarece que o objetivo é “apoiar a realização de investimentos na transformação e comercialização de produtos agrícolas destinados a melhorar o desempenho competitivo das unidades industriais, através do aumento da produção, da criação de valor baseada no conhecimento, em processos e produtos inovadores, na melhoria da qualidade dos produtos, numa gestão eficiente dos recursos, no uso de energias renováveis.”

 

Uma das condições estabelecidas é que pelo menos 70% produção de energia seja para consumo próprio garantindo simultaneamente a sustentabilidade ambiental das atividades económicas.

banner APP

Por outro lado, no caso da operação ‘Investimento na Exploração Agrícola’, o objetivo é “apoiar a realização de investimentos na exploração agrícola destinados a melhorar o desempenho e a viabilidade da exploração, aumentar a produção, criar valor, melhorar a qualidade dos produtos, introduzir métodos e produtos inovadores e garantir a sustentabilidade ambiental da exploração”.

 

Para o Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, estas medidas visam “impulsionar o investimento no setor através da implementação de uma nova dinâmica no programa de apoio, recuperando atrasos e colocando novos apoios ao serviço da agricultura”. O ministro sublinha que “não há tempo a perder, o Governo tem feito um esforço grande para garantir também o nível de investimento no setor, que vai agora ser reforçado com este novo pacote de ajudas”.

As candidaturas a estas operações estarão abertas até março de 2017.