Quantcast
Sustentabilidade

Abrigo de morcegos de Alqueva é um dos mais importantes da Europa

Abrigo de morcegos de Alqueva é um dos mais importantes da Europa

O abrigo de morcegos artificial de Alqueva é considerado um dos mais importantes da Europa, monitorizando cerca de 6000 indivíduos de quatro espécies diferentes com estatuto de conservação preocupante.

De acordo com a EDIA, entidade responsável pela gestão das infraestruturas de Alqueva, “estes números ultrapassam todas as expectativas e vêm reforçar a relevância daquele abrigo, não só como ‘Abrigo de Importância Nacional’, mas, também, como um dos abrigos artificiais com maior sucesso em toda a Europa”.

 banner APP

A monitorização, efetuada pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas no âmbito do Plano Nacional de Morcegos, conta com o apoio da EDIA nos abrigos na área do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva. Os trabalhos realizados este mês revelaram que existem 4840 Miniopteros schreibersii (estatuto vulnerável), 886 Myotis myotis (estatuto vulnerável), 200 Rhinolophus mehelyi (estatuto criticamente em perigo) e 1 Rhinolophus ferrumequinum (estatuto vulnerável).

Este abrigo foi construído em 1995 como medida de minimização de impactos pela construção da barragem de Alqueva, altura em que foi detetada uma colónia com algumas centenas de cinco espécies de morcegos, em zona de obra.