O primeiro-ministro e o ministro da Agricultura entregaram, esta quarta-feira, os primeiros apoios aos agricultores do Oeste que foram afectados pela intempérie que assolou a região em Dezembro último.
Em encontro com os produtores foram assinados os primeiros 45 contratos ao abrigo do PRODER com vista a promover o restabelecimento do potencial produtivo das explorações.
José Firmino, presidente da Associação de Horticultores de Torres Vedras, afirmou, à TSF, que está satisfeito com a forma como o processo tem decorrido. O responsável disse ter a garantia de que as 600 candidaturas apresentadas vão ser todas aprovadas até ao fim da próxima semana.
Os agricultores apresentaram 604 candidaturas num total de 4,8 milhões de euros, até 18 de Janeiro. No último mês, os serviços do Ministério da Agricultura analisaram os documentos apresentados, num “enorme esforço de todos”, segundo referiu António Serrano, aos jornalistas.
Os prejuízos totais causados pelo mau tempo naquela região ascendem aos 75 milhões de euros. No sector agrícola o dano é de cerca de 30 milhões de euros. O ministro da Agricultura prevê que todos os agricultores com candidaturas aprovadas tenham o seu contrato celebrado até ao final de Março.

