Quantcast
Agricultura

AJAP abre delegação em Beja para apoiar jovens agricultores do Baixo Alentejo

AJAP abre delegação em Beja para apoiar jovens agricultores do Baixo Alentejo Direitos Reservados

A Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) inaugurou, na passada sexta-feira, dia 27 de junho, a sua 60.ª delegação, na cidade de Beja, com o intuito de prestar apoios aos jovens agricultores da região.

A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, e reuniu diversas entidades locais, regionais e nacionais, incluindo deputados, dirigentes associativos e agricultores, que destacaram a relevância deste novo polo de apoio à agricultura jovem no Baixo Alentejo.

 

De acordo com o comunicado de imprensa, a inauguração da delegação da AJAP em Beja, situada no Edifício CIBT NERB – Centro de Incubação de Base Tecnológica, assinala um novo passo no reforço da presença da associação em todo o território nacional, “numa região com grande relevância para a agricultura portuguesa”.

Para a AJAP, o despovoamento, o envelhecimento da população e o abandono das atividades económicas nestes territórios não devem ser encarados como inevitabilidades, mas sim como oportunidades para promover a instalação de Jovens Agricultores e Jovens Empresários Rurais.

 

Segundo a nota de imprensa, a Associação acredita que é fundamental que todos os responsáveis, públicos e privados, contribuam ativamente para aumentar a atratividade destas regiões e fortalecer o ecossistema de empreendedorismo e inovação no meio rural. Para isso, é imprescindível investir na melhoria das infraestruturas existentes e na criação de novas, numa perspetiva de desenvolvimento integrado, sustentável e orientado para os jovens, empreendedores e investidores.

“Beja, todo o seu distrito, e muitos concelhos envolventes, são um excelente exemplo disso, não só por aquilo que a agricultura hoje representa nesta enorme região, mas por tudo o que esta atividade de produção primária gerou à sua volta, desde indústria, fornecedores de equipamentos e matérias-primas e uma enorme multiplicidade de serviços”, sublinha a comunicação.

banner APP
 

O presidente da AJAP, Henrique Silvestre Ferreira, “para a AJAP é um orgulho a abertura desta delegação em Beja, uma das muitas capitais da Agricultura Portuguesa, a par de outras”. Além disso, relembrou que hoje o setor “está forte, pujante e dinâmico”, pese embora ainda padeça de alguns problemas, entre eles, o do envelhecimento.

“A agricultura está envelhecida, a idade média dos agricultores portugueses é de 65 anos, pouco rejuvenescida, apenas 3,7% são Jovens Agricultores em Portugal, sendo que a média europeia é de 12%”, alertou o responsável, lembrando a necessidade de apostar muito mais nos jovens, que “são um fator determinante para a revitalização dos territórios rurais”.

 

O Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, deu os parabéns à AJAP pela abertura da Delegação de Beja, considerando ser “mais um contributo para o desenvolvimento do setor e o apoio aos agricultores”, que considera “têm um futuro muito promissor”.

“Têm um mundo de oportunidades à sua frente e nós (Governo) cá estaremos para lhes facilitar a vida. Os técnicos, das associações, e das confederações são cruciais não só no dia-a-dia dos agricultores, como também nos momentos mais difíceis que os homens e mulheres do campo têm de ultrapassar e superar”, realçou o responsável político, salientando ainda que o mais importante “é que todos, especialmente os mais jovens, se sintam motivados, porque a Agricultura em Portugal vai valer muito a pena”.