Tecnologia e Máquinas Agrícolas

Bosch aposta na ‘agricultura inteligente’

Bosch aposta na ‘agricultura inteligente’

A Bosch quer apostar na ‘agricultura inteligente’ e lançou recentemente um sistema de sensores que monitoriza as condições das plantações, permitindo fazer o controlo de culturas a partir de um smartphone.

Em comunicado, a empresa explica que “a limitação de recursos naturais, as alterações climáticas e o aumento da população foram os principais fatores que motivaram a Bosch a entrar numa nova área de trabalho – a agricultura inteligente. A conectividade, a tecnologia de sensores, a inteligência artificial e a robótica impulsionaram a investigação e o desenvolvimento de tecnologia capaz de fazer frente aos problemas agrícolas.”

O sistema de sensores apresentado pela Bosch foi criado pela Deepfield Robotics, uma startup que pertence à Bosch, e permite medir a quantidade de humidade no solo, informando o produtor caso este esteja muito seco.

“Se, quando as plantas estão a começar a florescer, esta temperatura é de zero graus celsius ou abaixo, o agricultor deve cobrir as plantas ou tomar outras medidas para protegê-las da geada”, explica Christian Glunk, da Deepfield Robotics.

A Bosch tem vindo a desenvolver soluções que pretendem dar resposta aos problemas dos agricultores, nomeadamente com os sistemas Deepfield Connect; BoniRob; Deepfield 4D Scan e Weeding.

De acordo com a companhia, “o Deepfield Connect é uma app com ligação a sensores colocados no terreno que permite medir e avaliar a temperatura do solo a vários níveis”; “o BoniRob é uma plataforma robótica multiusos adaptável” que consegue “examinar os solos a uma profundidade de 80cm”; “o Deepfield 4D Scan permite a fenotipagem de campo de alto rendimento, fazendo a análise minuciosa de tudo o que se passa no terreno”; e “o sistema Weeding é capaz de controlar de forma completamente automatizada as ervas daninhas para melhor proteção ambiental.”