A Comissão Europeia apresentou recentemente um conjunto de medidas que têm como objetivo desenvolver uma política comercial “mais equilibrada” e que impulsione a aplicação normas comunitárias.
O documento intitulado ‘Uma política comercial equilibrada e progressiva para controlar a globalização’ conta com cinco medidas que têm como finalidade criar um ecossistema equitativo para o comércio.

Destaque para um projeto que tem como objetivo encetar as negociações comerciais entre a UE e a Austrália e Nova Zelândia e para a constituição de um grupo consultivo para os acordos comerciais da União Europeia que exija que a Comissão Europeia se “comprometa com a sociedade civil” e que conte com o contributo de todas as partes interessadas como sindicatos, organizações patronais e associações de consumidores.
No site da Comissão Europeia, pode ler-se que “o comércio livre deve também ser equitativo” e que a Comissão Europeia está empenhada em continuar “a trabalhar estreitamente com os Estados-Membros para aprofundar e fazer avançar o debate sobre as formas de reforçar a reciprocidade em matéria de contratos públicos e investimento”.