A Comissão Europeia propôs esta semana um conjunto de novas regras para o regadio da União Europeia com o objetivo de promover e facilitar a reutilização de água.
De acordo com a imprensa internacional, estas normas incluem, por exemplo, a introdução de requisitos mínimos para a utilização de águas residuais tratadas e provenientes de instalações de tratamento de águas residuais urbanas.
A Comissão Europeia pretende também com estas regras aumentar a transparência no setor, oferecendo à população comunitária maior acesso a informação sobre as práticas de reutilização de água nos respetivos Estados-membros.
O Comissário Europeu para o Ambiente e Pescas, Karmenu Vella, defende que “esta proposta vai criar apenas vencedores – os nossos agricultores terão acesso a uma cadeia de abastecimento de água sustentável, os nossos consumidores saberão que os produtos que consomem são seguros e os nossos negócios verão novas oportunidades. O maior vencedor de todos será o ambiente, uma vez que esta proposta contribui para uma melhor gestão do nosso recurso mais precioso – a água”.