O Crédito Agrícola, em parceria com a INOVISA, entidade coordenadora da Rede Inovar, lançou a 2ª edição do “Prémio Empreendedorismo e Inovação – Agricultura, Agro-Indústria, Floresta e Mar”, cujo objetivo é promover a cultura de empreendedorismo e inovação e premiar quem investe nestes sectores.
A edição deste ano tem ao dispor um total de 32 500 euros a atribuir aos vencedores das cinco categorias e ainda às menções honrosas. Aos prémios pecuniários, junta-se a possibilidade de acesso a condições especiais em produtos e serviços financeiros integrados no portefólio do Crédito Agrícola.
Premiadas com 5 mil euros serão a melhor ideia, projeto ou empresa inovadora em cada uma das cinco categorias: “Produção e Transformação”, “Comercialização”, “Inovação em Parceria”, “Jovem Empresário Rural” e “Projeto de Elevado Potencial promovido por Associados do Crédito Agrícola”. Nas três primeiras categorias são ainda atribuídas Menções Honrosas no valor de 2500 euros cada.
O concurso admite candidaturas de produtos, processos ou serviços relacionados com os sectores agrícola, agroindustrial, florestal e do mar, que podem ser submetidas em nome individual ou de entidades coletivas.
“Na avaliação dos projetos o júri terá em conta a inovação; a relevância, isto é enquadramento nos objetivos da estratégia de especialização inteligente; o impacto/potencial de mercado; e a sustentabilidade económica, social e ambiental”, revela a organização em comunicado.

As candidaturas são gratuitas e estão abertas entre 18 de abril e 1 de julho. Os interessados devem inscrever-se através de formulário próprio disponível no site do Crédito Agrícola ou em www.premioinovacao.pt.
Ciclo de seminários promovem prémio
Integrado nesta iniciativa, o Crédito Agrícola e a INOVISA promovem ainda um ciclo de seminários em vários pontos do país, que contam com a presença de representantes das respetivas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e especialistas.
Destinados a empresários, agricultores, produtores e entidades destes sectores, os seminários “visam sensibilizar os participantes sobre oportunidades futuras no âmbito do PDR 2020 e do COMPETE 2020 e apresentar casos de estudo ao nível do empreendedorismo sectorial sob diferentes perspetivas”, indica a nota enviada às redações.
As próximas sessões realizam-se em Viana do Castelo (24 de abril), Évora (7 de maio), Faro (24 de junho), Figueira da Foz (30 de junho) e a sessão de encerramento, com a entrega dos prémios, decorre em Lisboa, em novembro.