O projeto reúne 13 empresas ligadas ao Douro (vinhos, turismo e cultura), que se uniram em torno de um objetivo comum: valorizar o turismo no Douro Vinhateiro Património Mundial, os vinhos do Porto e DOC Douro, bem como outros produtos à volta do próprio grupo.
Trata-se de criar economia de escala, com o contributo de empresas abertas ao risco, à volta de um projeto voltado para a exportação e para a afirmação internacional daquela região de vinhos.
Propõe-se assim conjugar e dinamizar a criação de programas turísticos, colocando os diversos parceiros a trabalhar em rede e direcionando os turistas para os produtos do próprio grupo.

A médio e longo prazo a ideia é diminuir a sazonalidade e aumentar a atratividade do Douro através de momentos de animação, sobretudo na época considerada baixa.
Tendo como mercados-alvo prioritários Reino Unido e Brasil, os organizadores pretendem efetuar ações de comunicação internacional a serem preparadas em conjunto com as embaixadas portuguesas e o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
O projeto é constituído por: Douro Family Estates, Galeria Momentos (Luís Soares Duarte), Lavradores de Feitoria, Quinta Nova, Wine & Soul (Vinhos Enoturismo), Museu do Côa (Cultura), Casa de Mendiz, Casas do Côro, Chaxoila, DOC/DOP, Ervas Finas, Hotel Teatro e Pipadouro (Turismo).