Quantcast
Cereais

CropTour 2023 analisou estado de desenvolvimento da cultura do milho

CropTour 2023 analisou estado de desenvolvimento da cultura do milho

A ANPROMIS monitoriza desde o ano passado o desenvolvimento de diversas parcelas de milho em quatro zonas de produção: Vila do Conde, Mondego, Ribatejo e Alentejo.

No âmbito da CropTour 2023, as conclusões são de que as expetativas do potencial produtivo (face à média das últimas campanhas) mantêm-se iguais em Vila do Conde, superior no Mondego, iguais/superiores no Ribatejo e iguais/inferiores no Alentejo.

 

Em Vila do Conde, foi detetada a necessidade de regar mais vezes, incluindo parcelas que por norma são de sequeiro, assim como a altura das plantas é menor quando em comparação a ‘anos normais’. A data de sementeira manteve-se semelhante às campanhas anteriores.

Já no Mondego, verifica-se uma homogeneidade no desenvolvimento vegetativo das plantas, apesar disso a altura das plantas é ligeiramente mais baixa quando comparado com anos anteriores. As searas encontram se com boa cor “vigor” sem qualquer stress hídrico devido às chuvas no final de maio e início de junho.

banner APP
 

No Ribatejo, foram observadas zonas com plantas em stress hídrico, perdas significativas de plantas pela ação de animais selvagens. Mesmo assim, grande percentagem da área de milho semeada encontra-se em floração.

Finalmente, no Alentejo, várias áreas que normalmente são semeadas com milho, não o foram esta campanha por limitação de água para regar. Existe uma semelhança no panorama com o Ribatejo.

 

Para ler a análise completa, clique aqui.