Chama-se BeeAway e é um dispositivo eletrónico que foi criado para proteger o apicultor e as abelhas durante o maneio das colmeias. A invenção é portuguesa e venceu na passada semana o concurso nacional Poliempreende.
De acordo com o Dinheiro Vivo, a ideia foi de uma equipa de investigadores do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), em colaboração com a Cooperativa Lousamel, e está já à espera do registo da patente, razão pela qual os cientistas ainda não querem revelar muito sobre o projeto.
No entanto, sabe-se que se trata de “uma caixinha quadrada que associa a tecnologia à apicultura” que permite aos apicultores “acalmar as abelhas e garantir alguma segurança no maneio” das colmeias.
A tecnologia já foi testada em apiários e, para além das vantagens ambientais que representa, uma vez que pode substituir o fumigador habitualmente utilizado pelos apicultores, pode evitar a morte das abelhas.
De acordo com os responsáveis pela inovação, a ideia é que, depois de registada a patente, a tecnologia venha a ser comercializada em Portugal e noutros países com potencialidade no setor apícola.