A Estação Zootécnica Nacional (EZN), no Vale de Santarém, anunciou este fim-de-semana que vai receber um laboratório colaborativo dedicado à investigação e inovação em alimentação animal. O projeto de dois milhões de euros vai envolver 16 entidades e empregar 30 pessoas, na maioria investigadores.
Citada pela agência Lusa, Olga Moreira, coordenadora da EZN, disse que o InovFeed – Estratégias Alimentares Inovadoras para uma Produção Animal Sustentável vai procurar encontrar respostas para as questões que o aumento do consumo de carne tem vindo a colocar, além de criar empregos na área científica.
O projeto resulta de uma candidatura à Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) que tem como linhas orientadoras a produção de carne “mais sustentável e mais eficiente” e “produzir animais saudáveis para humanos saudáveis”, ao abrigo da abordagem One Health (Uma Só Saúde), da União Europeia, sublinhou a coordenadora.
O laboratório InovFeed vai ser um dos cinco Laboratórios Colaborativos (CoLAB) que serão apresentados na próxima segunda-feira, 29 de julho, numa sessão na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, no Porto, com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.