O Grupo Bolschare, com atividades em Portugal e Espanha, vai assumir a administração e a gestão dos ativos detidos pelo Grupo Agrihold em território nacional, nomeadamente a Herdade da Zambujeira, em Ferreira do Alentejo (Beja).
O Grupo Agrihold é suportado pelas famílias Martinavarro e Ballester, fundadoras da Citri&CO, especialista na produção de citrinos, melões, melancias e frutos de caroço.
De acordo com o comunicado de imprensa, a continuidade a longo prazo do projeto, que totaliza uma área de 700 hectares de tangerinas, amendoeiras e olivais e de todos os seus empregados, “é assegurada pela venda da empresa a um investidor internacional associado ao Grupo Bolschare, que tem sólida presença em Portugal e Espanha, e já é o maior operador agrícola da Europa”.
Esta venda conclui o projeto agrícola do Grupo Agrihold em Portugal, iniciado pela família Martinavarro e outros acionistas no ano 2000.
Para José Luis Martinavarro Ferrer, Diretor Geral da Citri&Co e acionista da Marmoagro, “depois de mais de 20 anos do início deste projeto agrícola, atingimos um ponto de maturidade que nos permitiu tomar a decisão estratégica de alienar os nossos ativos em Portugal para nos concentrarmos noutros projetos que estamos a lançar na Península Ibérica”.

Já Pedro Foles, CEO da Bolschare Agriculture, referiu que “a Herdade da Zambujeira é um património agrícola excecional, e é com muito orgulho que assumimos a sua administração e gestão. Com esta operação, o Grupo Bolschare continua a reforçar o seu projeto junto de parceiros estratégicos com os quais partilha o objetivo de transformar sectores-chave, como a agricultura, em motores de mudança, para garantir que a rentabilidade e a responsabilidade andam de mãos dadas, e geram impacto positivo na sociedade que inspira e protege as pessoas”.
O Grupo Bolschare tem sede na Eurocidade Elvas-Badajoz-Campo Maior, um projeto de cooperação transfronteiriça, formalizado através de um protocolo assinado em 2018, que visa a criação de um organismo de cooperação transfronteiriça, desprovido de personalidade jurídica, com a forma de grupo de trabalho, que se destina a acompanhar, promover, coordenar, apoiar e/ou executar atividades de cooperação transfronteiriça.
A identidade do investidor internacional e o valor da operação não foram revelados, no entanto, segundo o El Economista, o comprador da Herdade da Zambujeira foi a sociedade Farm Land, que está ligada à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, tendo a operação rondado os 40 milhões de euros.
Notícia atualizada às 10h15 de dia 19 de fevereiro.