A proprietária do Pingo Doce referiu em comunicado que pretende melhorar a competitividade dos seus preços e crescer acima do mercado de retalho em Portugal. Esta aposta passa pela revisão do modelo de negócio de retalho à luz de uma nova envolvente de mercado em 2013.
Para o Pingo Doce é esperado um desempenho acima da média no próximo ano e um aumento da quota de mercado. O Grupo espera também que as vendas cresçam a dois dígitos ao longo de um período de três anos, período em que espera também a redução da dívida líquida assim como o crescimento dos Resultados Líquidos, considerando o investimento no mercado Colombiano.
A Biedronka, na Polónia, tem sido a principal responsável pelo crescimento do grupo em 2012. Para o próximo ano a Jerónimo Martins quer continuar a ser líder no mercado de retalho alimentar na Polónia com a abertura de mais dois centros de distribuição e mais 270 lojas previstas.
Até 2015 a Jerónimo Martins quer ter 3000 lojas na Polónia e um aumento de área de venda de 14% por ano.
Expansão da internacionalização
Os planos de expansão internacional da empresa de retalho passam pela Colômbia, onde pretende ter 150 lojas até ao final de 2015. Para já, a portuguesa Jerónimo Martins quer abrir cerca de 30 lojas para testar o formato a implementar naquele país.