Quantcast
 

Logos a Laser: O futuro das embalagens é não haver embalagens

Logos a Laser: O futuro das embalagens é não haver embalagens

A União Europeia vai permitir que as empresas coloquem os logos das suas marcas e os códigos de barras diretamente no produto, através de lasers.

A nova normativa, que demorou três anos a ser aprovada, foi uma iniciativa de uma empresa espanhola chamada Laser Food, que desenvolveu várias soluções tecnológicas que permitem imprimir os logos das marcas nos produtos através de um laser.

Semelhante a uma máquina de corte a laser, esta máquina permite imprimir algo diretamente na ‘pele’ do produto, desde bananas a tomates, sem danificar. Esta tecnologia permite ainda a leitura de um scanner de código de barras.

banner APP
 

As objeções iniciais da União Europeia a esta inovação deviam-se ao uso de dois químicos, óxido de ferro e hidróxido, que tornam as marcas de laser mais nítidas. Atualmente, a máquina mais rápida da Laser Food’s consegue ‘marcar’ cerca de 54 000 peças de fruta numa hora.

Estas ‘tatuagens’ nos produtos alimentares poderão vir a ser muito úteis. A marca responsável diz que esta inovação evita que as pessoas tenham que andar a retirar autocolantes dos produtos, elimina os resíduos criados pelas embalagens e torna mais fácil para o consumidor perceber qual a origem do produto.