De acordo com declarações de Rocha da Silva, diretor regional das florestas, a primeira intervenção, a executar ainda este ano nos concelhos da Calheta e Câmara de Lobos, “abarcará cerca de 360 hectares”, com um custo de 240 mil euros, e “prevê a erradicação de todas as árvores secas e doentes e a respetiva limpeza dos desperdícios sobrantes desse corte”.
Os projetos no âmbito da erradicação do nemátodo do pinheiro para 2014 a aguardar aprovação do Programa de Desenvolvimento Rural para a Região Autónoma da Madeira envolvem quase meio milhão de euros.

O plano contempla, além de medidas de apoio à investigação científica, de extensão florestal ou de apoio à indústria, um conjunto de ações de âmbito fitossanitário, onde se inclui o abate de árvores ou a colocação de armadilhas.
No caso das armadilhas, considera-se que a sua utilização “contribuirá decisivamente para a diminuição das populações do inseto vetor”, sendo, neste caso, “uma das apostas prioritárias de atuação” no controlo da doença. Globalmente, na região estão colocadas 150 armadilhas.