Esta dependência nos equipamentos mobile está a ser potenciada pela proliferação de apps que tornam a navegação mais intuitiva e acabam por criar nos consumidores novos hábitos de interação online, aponta o mesmo estudo.
Algumas marcas, nomeadamente no setor financeiro, automóvel, vestuário, entre outros estão, para já, a utilizar as aplicações como uma mera extensão da sua experiência digital, onde disponibilizam o acesso a informação corporativa sobre a marca, o catálogo de produtos e até a possibilidade de efetuar transações online, à semelhança do que acontece com as restantes plataformas digitais.
Em Portugal são já várias as marcas a apostar em branded apps para tablets, um fenómeno que se acentuou no 2.º semestre de 2011 e que se concentra nas categorias Estilo de Vida, Viagens, Saúde e Entretenimento, entre outras.
No setor dos FMCG (associados à indústria das Bebidas e Alimentação) surgem exemplos de várias branded apps, com destaque para a Super Bock, por ser uma das pioneiras neste território, através do desenvolvimento de várias apps na categoria Estilo de Vida.
Entre os fatores que promovem o sucesso de uma branded app salienta-se a importância da marca conhecer bem os seus consumidores e de desenvolver apps com menor vertente corporativa e mais centradas nas necessidades, aspirações e estilo de vida do consumidor, preservando sempre os valores da marca.