Os dados são do INE, que acaba de divulgar o Boletim Mensal de Agricultura e Pescas de janeiro de 2013 que indica ainda uma inversão da tendência de subida na produção do azeite, como verificado nas últimas quatro campanhas.
Em novembro do ano passado o peso total de gado abatido e aprovado para consumo foi de 37 456 toneladas, o que representa um decréscimo de 9,4% em relação ao nível registado em novembro de 2011.O volume de abate de aves e coelhos aprovados para consumo (23 685 toneladas) seguiu a mesma tendência, diminuindo 8,9% em relação ao período homólogo.
A produção de frango em volume também decresceu cerca de 28% com uma produção de 19 009 toneladas. A produção de ovos de galinha para consumo registou igualmente uma descida de 11,8%, não ultrapassando as 6 798 toneladas.
Em relação aos preços e índices agrícolas, no mês de dezembro a maior variação no índice de preços no produtor registou-se na batata, com uma aumento de 21,2% e nas plantas e flores, com uma subida de 18,9%.
O último mês de 2012 caracterizou-se sobretudo pela contínua descida das temperaturas e pela ocorrência de alguma precipitação e ventos fortes. Dezembro foi um mês chuvoso no Minho e na região de Lisboa e seco no interior do baixo Alentejo e Algarve.