Quantcast
 

Portugal investiga efeito do agrião de água no tratamento do cancro

Portugal investiga efeito do agrião de água no tratamento do cancro

A pedido da Vitacress, a Unidade de Nutrição e Metabolismo do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, o Laboratório de Nutrição da mesma faculdade, o Serviço de Radioterapia do Hospital Universitário de Santa Maria-CHLN e  a Universidade de Reading, em Inglaterra, estão a realizar um estudo que tem como objetivo descobrir se o agrião de água pode servir de adjuvante no tratamento do cancro.

Estas entidades estão a realizar um ensaio clínico randomizado controlado no âmbito da nutrição em oncologia e que visa explorar os efeitos de dietas fortificadas com agrião de água, alimento naturalmente rico em nutracêuticos e substâncias moduladoras da atividade celular e metabólica no organismo.

O estudo avaliará, em 200 mulheres adultas com cancro da mama submetidas a radioterapia com intenção curativa, o efeito de uma intervenção nutricional fortificada com agrião de água (dose diária de 100 gramas), sobre a doença e efeitos dos tratamentos, por comparação com um grupo de controlo de doentes que irá manter a sua dieta.

banner APP
 

A recolha dos dados e as avaliações serão realizadas por nutricionistas e investigadores diferenciados em investigação clínica e por radio-oncologistas clínicos. Os parâmetros deste ensaio clínico longitudinal de longa duração pretendem avaliar o potencial papel da ingestão diária do agrião de água durante os tratamentos ao nível da proteção das células saudáveis de lesões secundárias à radioterapia e, eventualmente, melhorar a resposta das células tumorais à radioterapia, tornando-a mais eficaz.