Quantcast
 

Potencial da Agricultura portuguesa em debate no primeiro dia do Congresso do Milho

Potencial da Agricultura portuguesa em debate no primeiro dia do Congresso do Milho

Começou ontem (30 de janeiro) em Lisboa o IX Congresso Nacional do Milho e em discussão estiveram os resultados obtidos na última campanha e “Os novos desafios que se colocam à agricultura”.

O economista João Salgueiro esteve presente e defendeu que a alternativa às políticas de austeridade passa pela adoção de modelos económicos que promovam o investimento produtivo, uma vez que existe “um enorme potencial desaproveitado na agricultura”.

Luis Vasconcellos e Souza, presidente da Anpromis, acredita que a solução passa também pelas culturas de regadio, que são um importante motor de crescimento económico. “Apesar dos bons resultados obtidos na passada campanha, é importante não esquecer que continuamos com sérias carências no que toca ao autoabastecimento em cereais. Hoje mais do que nunca, e tendo em conta o enorme potencial de novas áreas de regadio como as que vêm surgindo em torno de Alqueva, importa criar condições para que esta seja uma cultura que contribua de forma significativa para o imprescindível aumento do nosso grau de autoabastecimento e do Produto Agrícola Bruto” referiu.

banner APP
 

 

Hoje estarão a debate temas como o regadio enquanto fator de competitividade da agricultura portuguesa, a evolução mercado mundial de cereais nos próximos anos e a PAC pós-2013, que contam com a participação de Isabel García Tejerina, Secretária Geral do Ministério da Agricultura Espanhol, Álvaro Barreto, Arlindo Cunha, Fernando Gomes da Silva, Luís Capoulas Santos, Armando Sevinate Pinto, Carlos Costa Neves e António Serrano, antigos detentores da pasta da agricultura, e a atual ministra da Agricultura, Assunção Cristas.