Floresta

Só três municípios se candidataram a financiamento para limpeza das florestas

Só três municípios se candidataram a financiamento para limpeza das florestas

Até ao momento, apenas três municípios — Sardoal, Baião e Viana do Castelo — apresentaram candidaturas à linha de crédito deste ano para limpeza da floresta. De acordo com fonte do Ministério da Administração Interna, citada pela Lusa, até agora já foram atribuídos 408 mil euros. As candidaturas à linha de crédito para limpeza da floresta estão a decorrer até 30 de setembro.

“Candidataram-se, até ao momento, três municípios: Sardoal, Baião e Viana do Castelo. Todos tiveram resposta favorável e a transferência do montante solicitado já foi efetuada”, disse à Lusa o gabinete do ministro da Administração Interna.

Recorde-se que esta linha de crédito foi criada para apoiar os municípios no pagamento de despesas relacionadas com os trabalhos de limpeza de terrenos florestais, no âmbito das redes secundárias de faixas de gestão de combustível. À semelhança de 2018, esta linha conta com um montante global de 50 milhões de euros em que “não estão definidos valores mínimos nem máximos” a que cada município está sujeito para aceder ao financiamento.

Até 30 de setembro, os municípios podem candidatar-se à linha de crédito para financiamento da limpeza da floresta. Em 2018, foram 18 os municípios que se candidataram à linha de crédito, nomeadamente as Câmaras Municipais de Torres Novas, Vagos, Covilhã, Fundão, Pombal, Valença, Vila Nova de Cerveira, Penalva do Castelo, Baião, Águeda, Cadaval, Penela, Sardoal, Viana do Castelo, Arganil, Sever do Vouga, Amarante e Condeixa-a-Nova. Dos 18 que se candidataram, apenas 11 foram considerados elegíveis, revelou o primeiro-ministro, António Costa, em abril deste ano.