O grupo Sousacamp, um dos maiores produtores de cogumelos do país, inaugurou ontem uma nova fábrica em Paredes.
O objectivo é produzir e embalar perto de 4.000 toneladas de cogumelos anualmente, dos quais 60% para exportação, maioritariamente para Espanha.
A nova unidade agro-industrial, já visitada pelo ministro da Agricultura, Jaime Silva, representa um investimento de nove milhões de euros e vai criar cerca de 150 postos de trabalho.
Depois de Vila Flor e de Mirandela, (unidades onde já produz perto de 4.000 toneladas por ano) Paredes é o terceiro destino de investimento desta empresa que fornece cogumelos silvestres, brancos e castanhos, pré-embalados, avulsos, congelados e desidratados.
Artur Sousa, administrador do grupo, já veio a público dizer que este ainda não é o projecto mais “arrojado” da Sousacamp, uma vez que está a ser construída na zona industrial de Vila Real uma quarta unidade, já classificada como Projecto de Interesse Nacional (PIN). Este empreendimento representará um investimento de 60 milhões de euros e vai permitir a criação de mais de 300 postos de trabalho e, para além da produção e transformação, a ideia é apostar na investigação, através da colaboração de várias universidades, entre as quais a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).