Depois de em 2014 cerca de 150 mil pessoas terem assinado na Suíça uma petição para o reforço do abastecimento alimentar local, os suíços vão agora a votar um artigo constitucional sobre segurança alimentar com medidas que assegurem a alimentação das gerações futuras.
“A segurança alimentar significa que a população tenha sempre disponível comida suficiente, em qualidade suficiente e a preços acessíveis”, defende o ministro suíço da Economia, Johann Schneider-Ammann.
O artigo constitucional que será votado a 24 de setembro pretende, assim, cria as condições necessárias para que as gerações futuras tenham acesso a alimentação, focando-se em cinco pontos essenciais: produção agrícola, produção de géneros alimentares, indústria agrícola e alimentar, comércio transfronteiriço e desperdício alimentar.
Christian Lüscher, porta-voz da Comissão nacional preliminar responsável pela medida, defende que “só uma produção local que atenda aos critérios de sustentabilidade pode garantir a segurança do aprovisionamento a longo prazo”.