Quantcast
madeira

Tecnologia de deteção de fungos em videiras premiada em concurso de inovação do BES

Criado tratamento preventivo contra as térmitas da madeira

A Screen Wood, tecnologia que possibilita a deteção precoce de fungos infeciosos nas plantas jovens das videiras, foi uma das vencedoras da 9ª edição do Concurso Nacional de inovação BES.

Na edição de 2013 do Concurso Nacional de Inovação BES concorreram 134 projetos nas áreas de Processos Industriais, Recursos Naturais, Saúde e Tecnologias de Informação e Serviços. O projeto que pretende desenvolver uma forma de vacinação eficaz contra a malária foi o grande vencedor da edição deste ano que distinguiu ainda outros três projetos, atribuindo um valor total de 265 mil euros em prémios.

banner APP

A tecnologia Screen Wood possibilita a deteção precoce de fungos infecciosos nas plantas jovens das videiras, permitindo a sua eliminação antes da implantação de uma nova vinha. Esta análise é realizada através de uma análise por raios X capazes de detetar as estrias características de infeção fúngica no interior das plantas. O projeto foi desenvolvido pela equipa de Ricardo Chagas, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa no decorrer do projeto QREN/Adl.