Foram entregues ontem (28 de junho) os Masters da Distribuição 2016, no Museu do Oriente, em Lisboa, após a realização de mais uma Conferência organizada pela revista Distribuição Hoje e pelo Grupo IFE. Naquela que foi a sua 25ª edição, a distinção premiou os melhores da distribuição e da produção, num evento que já é um marco para ambos os setores.
O prémio mais aguardado foi entregue por Pedro Pimentel, membro do Conselho Editorial da revista Distribuição Hoje e diretor geral da Centromarca, a João Miranda, presidente do Grupo Frulact. “A escolha deste ano foi baseada numa série de propostas apresentadas por parte dos membros do Conselho Editorial. A figura que vamos chamar ao palco é alguém que tenho o privilégio de conhecer há muitos anos, que provém de uma família com uma ligação forte à área de produção e que está ligado a uma empresa que é um exemplo neste país, muito conhecida dos fornecedores do grande consumo, e que tem um grau de internacionalização que não é vulgar em Portugal”, referiu Pedro Pimentel. A figura do ano é João Miranda que corporiza uma empresa familiar com um trabalho feito de cerca de 30 anos “e com um crescimento constante. O João Miranda tem tido um grande envolvimento com o meio empresarial e associativo”.
O galardoado começou por agradecer ao júri e ao Grupo Editorial fazendo referência aos seus colaboradores. “Estou aqui como prolongamento da minha equipa. Seguramente que um trajeto de 30 anos tem de ser suportado por uma estrutura fantástica. Nós trabalhamos no B2B e estamos entre a distribuição e as marcas. Vou falar-vos mais com o coração e dizer-vos que durante esta tarde em que estive a assistir à entrega destes Masters, vi que está muita gente ligada à área marketing nesta sala, e é muito interessante que as equipas de marketing dos nossos clientes foram sempre o nosso grande alvo. Nós só conseguimos chegar verdadeira e diretamente ao marketing dos nossos clientes há bem pouco tempo”, começou por afirmar. No trajeto de 30 anos, a empresa tem presença internacional em França, Marrocos, África do Sul e Canadá.
“Temos um centro de inovação, de desenvolvimento e aplicações com 45 pessoas, uma grande relação com a produção de conhecimento, com projetos com entidades do sistema científico e tecnológico nacional, com um investimento de cerca de 2,8% do nosso volume de negócios, que é de 110 milhões de euros, só em inovação e em produção de conhecimento. Julgo que estas são algumas das razões que levaram a que entendessem que fosse reconhecido desta forma, mas não sinto este reconhecimento como só meu”. No final do seu discurso, partilhou que esta distinção é das 600 pessoas que trabalham no Grupo Frulact “e que estão sempre ávidas de criar, de desenvolver, de voar… Temos 1000 referências e 2000 matérias primas diferentes. Esta é uma estrutura fantástica que foi desenvolvida em Portugal apesar de só fazermos 2,5% de volumes de negócio no país. Temos 50% daquilo que faturamos em Portugal, mas exportamos cerca de 95% e outros 50% de faturação provém do exterior”, afirmou. A figura do ano escolhida pelo Conselho Editorial da revista Distribuição Hoje confessou que a empresa é hoje “um fornecedor provocador” que mudou um pouco o paradigma de interação com o mercado. “Agradeço ainda aos que estão mais próximos de mim, ou seja, à minha família e aos colaboradores que continuam connosco há 30 anos e que faço sempre questão de referir”.
Continente foi o grande vencedor da noite
A 25ª edição dos Masters da Distribuição distinguiu a Missão Sorriso do Continente com o Master Responsabilidade Social, tendo a insígnia sido reconhecida noutras categorias ao longo da noite. O Master Operação Logística foi entregue à Luís Simões, e a Mimosa recebeu pelo cinco ano consecutivo o Master Brand Footprint, em parceria com a Kantar Worldpanel, que resulta do maior estudo feito em bens de grande consumo que cruza a frequência com a penetração de cada marca por país. Em Portugal, a segunda marca mais escolhida foi a Iglo, seguida da Delta.
Mais uma vez, e em parceria com a Marktest, foram entregues os Masters “Comunicação em Folheto” dividido em duas categorias que distinguiu a Danone e o Continente, como a marca e a insígnia que mais produziram folhetos no ano que passou, respetivamente.
Seguiu-se a entrega de Masters Produtos sendo o grande vencedor desta edição o Milka Oreo da Mondelez, produto mais votado de todas as categorias deste Master.
O Master Retalho Alimentar foi para o Continente e o Master não Alimentar para a IKEA. O Master Grossista foi entregue ao Recheio e o Retalhista Omnicanal, ao Continente, o grande vencedor da noite, uma vez que foi distinguido em várias categorias.
Confira os vencedores da edição deste ano:
Vencedores Masters da Distribuição 2016 |
||
CATEGORIAS | VENCEDOR | EMPRESA |
MASTER FIGURA DO ANO | João Miranda | Portugal Foods |Frulact |
MASTER RESPONSABILIDADE SOCIAL | Missão Continente | Continente/ Sonae MC |
MASTER CAMPANHA PONTO DE VENDA | Lançamento Gilette Flexball | P&G / UPPARTNER |
2º LUGAR MASTER CAMPANHA P. DE VENDA | Campanha Heineken James Bond | SCC |
3º LUGAR MASTER CAMPANHA P. DE VENDA | Feira dos Brinquedos 2015 – Continente | Sonae MC / UPPARTNER |
CATEGORIAS | VENCEDOR | EMPRESA |
MELHOR OPERAÇÃO LOGÍSTICA | Grupo Luís Simões | Grupo Luís Simões |
MELHOR RETALHISTA ALIMENTAR | Continente | Sonae MC |
MELHOR RETALHISTA NÃO ALIMENTAR | IKEA | IKEA |
MELHOR RETALHISTA OMNICANAL | Continente | Sonae MC |
MELHOR CUSTOMER SERVICE | FNAC | FNAC |
MELHOR GROSSISTA | Recheio | Grupo Jerónimo Martins |
Vencedores Master Produto 2016 |
||
CATEGORIAS | VENCEDOR | EMPRESA |
Sumos | Sumo Concentrado Sunquick Gold Frutas Tropicais 700 ml | JMD |
Bolachas | Oreo Golden | Mondelez |
Alimentação – Animais | Felix Sensations Gelatinas | Nestlé |
Confeitaria | Milka Oreo 300g | Mondelez |
Frescos | Gama ao Forno | Montalva |
Frescos – Charcutaria de Carnes | Enchidos Receita Tradicional Senhor Cândido | Nobre |
Higiene | Tampax Compaq Pearl | Procter&Gamble |
Queijo | Queijo Curado Castelões Receita Original – 30% Gordura | Lactogal |
Mercearia | Tomate em Pedaços Guloso | Sugalidal |
Mercearia – Refeições | Cigala Banzai Noodle | Mundiarroz |
Mercearia – Cafés e Misturas | Lote Portugal | Delta Cafés |
Mercearia – Cereais | Nesquik Arroz Tufado Sem Glúten | Nestlé |
Molhos e Temperos | Ketchup à Portuguesa Paladin | Mendes Gonçalves |
Alimentos Infantis | Naturnes/Iogolino Pacotinhos | Nestlé |
Azeites | Azeite Oliveira da Serra 1ª Colheita 2015-2016 | Sovena |
Limpeza | Puf Puf – Ezalo | Procasa |
Pequenos Electrodomésticos | Silence Force 4A | Groupe SEB |
Mercearia – Barras Cereais | Barras Fitness Delice | Nestlé |
Higiene – Animais | Coleira Repelente para Cães – Pilou Repul’7 | Procasa |
Lacticínios | Molho de Nata para Massas Mimosa | Lactogal |
Águas | Água Evian Limited Edition 2016 | JMD |
Grande Prémio | Milka Oreo 300g | Mondelez |
CATEGORIAS | VENCEDOR | EMPRESA |
Master Brand Footprint by Kantar Wordlpanel Portugal – 1º lugar /troféu | Mimosa | |
Master Brand Footprint by Kantar Wordlpanel Portugal -Menção honrosa | Iglo | |
Master Brand Footprint by Kantar Wordlpanel Portugal – Menção honrosa | Delta | |
Master Folheto Retalhista by Marktest | Continente | |
Master Folheto Marca by Marktest | Danone |