Agroalimentar

Presidente da Frulact distinguido pela revista Distribuição Hoje

Frulact

Foram entregues ontem (28 de junho) os Masters da Distribuição 2016, no Museu do Oriente, em Lisboa, após a realização de mais uma Conferência organizada pela revista Distribuição Hoje e pelo Grupo IFE. Naquela que foi a sua 25ª edição, a distinção premiou os melhores da distribuição e da produção, num evento que já é um marco para ambos os setores.

O prémio mais aguardado foi entregue por Pedro Pimentel, membro do Conselho Editorial da revista Distribuição Hoje e diretor geral da Centromarca, a João Miranda, presidente do Grupo Frulact. “A escolha deste ano foi baseada numa série de propostas apresentadas por parte dos membros do Conselho Editorial. A figura que vamos chamar ao palco é alguém que tenho o privilégio de conhecer há muitos anos, que provém de uma família com uma ligação forte à área de produção e que está ligado a uma empresa que é um exemplo neste país, muito conhecida dos fornecedores do grande consumo, e que tem um grau de internacionalização que não é vulgar em Portugal”, referiu Pedro Pimentel. A figura do ano é João Miranda que corporiza uma empresa familiar com um trabalho feito de cerca de 30 anos “e com um crescimento constante. O João Miranda tem tido um grande envolvimento com o meio empresarial e associativo”.

O galardoado começou por agradecer ao júri e ao Grupo Editorial fazendo referência aos seus colaboradores. “Estou aqui como prolongamento da minha equipa. Seguramente que um trajeto de 30 anos tem de ser suportado por uma estrutura fantástica. Nós trabalhamos no B2B e estamos entre a distribuição e as marcas. Vou falar-vos mais com o coração e dizer-vos que durante esta tarde em que estive a assistir à entrega destes Masters, vi que está muita gente ligada à área marketing nesta sala, e é muito interessante que as equipas de marketing dos nossos clientes foram sempre o nosso grande alvo. Nós só conseguimos chegar verdadeira e diretamente ao marketing dos nossos clientes há bem pouco tempo”, começou por afirmar. No trajeto de 30 anos, a empresa tem presença internacional em França, Marrocos, África do Sul e Canadá.

“Temos um centro de inovação, de desenvolvimento e aplicações com 45 pessoas, uma grande relação com a produção de conhecimento, com projetos com entidades do sistema científico e tecnológico nacional, com um investimento de cerca de 2,8% do nosso volume de negócios, que é de 110 milhões de euros, só em inovação e em produção de conhecimento. Julgo que estas são algumas das razões que levaram a que entendessem que fosse reconhecido desta forma, mas não sinto este reconhecimento como só meu”. No final do seu discurso, partilhou que esta distinção é das 600 pessoas que trabalham no Grupo Frulact “e que estão sempre ávidas de criar, de desenvolver, de voar… Temos 1000 referências e 2000 matérias primas diferentes. Esta é uma estrutura fantástica que foi desenvolvida em Portugal apesar de só fazermos 2,5% de volumes de negócio no país. Temos 50% daquilo que faturamos em Portugal, mas exportamos cerca de 95% e outros 50% de faturação provém do exterior”, afirmou. A figura do ano escolhida pelo Conselho Editorial da revista Distribuição Hoje confessou que a empresa é hoje “um fornecedor provocador” que mudou um pouco o paradigma de interação com o mercado. “Agradeço ainda aos que estão mais próximos de mim, ou seja, à minha família e aos colaboradores que continuam connosco há 30 anos e que faço sempre questão de referir”.

Continente foi o grande vencedor da noite

A 25ª edição dos Masters da Distribuição distinguiu a Missão Sorriso do Continente com o Master Responsabilidade Social, tendo a insígnia sido reconhecida noutras categorias ao longo da noite. O Master Operação Logística foi entregue à Luís Simões, e a Mimosa recebeu pelo cinco ano consecutivo o Master Brand Footprint, em parceria com a Kantar Worldpanel, que resulta do maior estudo feito em bens de grande consumo que cruza a frequência com a penetração de cada marca por país. Em Portugal, a segunda marca mais escolhida foi a Iglo, seguida da Delta.

Mais uma vez, e em parceria com a Marktest, foram entregues os Masters “Comunicação em Folheto” dividido em duas categorias que distinguiu a Danone e o Continente, como a marca e a insígnia que mais produziram folhetos no ano que passou, respetivamente.

Seguiu-se a entrega de Masters Produtos sendo o grande vencedor desta edição o Milka Oreo da Mondelez, produto mais votado de todas as categorias deste Master.

O Master Retalho Alimentar foi para o Continente e o Master não Alimentar para a IKEA. O Master Grossista foi entregue ao Recheio e o Retalhista Omnicanal, ao Continente, o grande vencedor da noite, uma vez que foi distinguido em várias categorias.

Confira os vencedores da edição deste ano:

 

             Vencedores Masters da Distribuição 2016

CATEGORIAS VENCEDOR EMPRESA
MASTER FIGURA DO ANO João Miranda Portugal Foods |Frulact
MASTER RESPONSABILIDADE SOCIAL Missão Continente Continente/ Sonae MC
MASTER CAMPANHA PONTO DE VENDA Lançamento Gilette Flexball P&G  / UPPARTNER
2º LUGAR MASTER CAMPANHA P. DE VENDA Campanha Heineken James Bond SCC
3º LUGAR MASTER CAMPANHA P. DE VENDA Feira dos Brinquedos 2015 – Continente Sonae MC / UPPARTNER
CATEGORIAS VENCEDOR EMPRESA
MELHOR OPERAÇÃO LOGÍSTICA Grupo Luís Simões Grupo Luís Simões
MELHOR RETALHISTA ALIMENTAR Continente Sonae MC
MELHOR RETALHISTA NÃO ALIMENTAR IKEA IKEA
MELHOR RETALHISTA OMNICANAL Continente Sonae MC
MELHOR CUSTOMER SERVICE FNAC FNAC
MELHOR GROSSISTA Recheio Grupo Jerónimo Martins

              Vencedores Master Produto 2016

CATEGORIAS VENCEDOR EMPRESA
Sumos Sumo Concentrado Sunquick Gold Frutas Tropicais 700 ml JMD
Bolachas Oreo Golden Mondelez
Alimentação – Animais Felix Sensations Gelatinas Nestlé
Confeitaria Milka Oreo 300g Mondelez
Frescos Gama ao Forno Montalva
Frescos – Charcutaria de Carnes Enchidos Receita Tradicional Senhor Cândido Nobre
Higiene Tampax Compaq Pearl Procter&Gamble
Queijo Queijo Curado Castelões Receita Original – 30% Gordura Lactogal
Mercearia Tomate em Pedaços Guloso Sugalidal
Mercearia – Refeições Cigala Banzai Noodle Mundiarroz
Mercearia – Cafés e Misturas Lote Portugal Delta Cafés
Mercearia – Cereais Nesquik Arroz Tufado Sem Glúten Nestlé
Molhos e Temperos Ketchup à Portuguesa Paladin Mendes Gonçalves
Alimentos Infantis Naturnes/Iogolino Pacotinhos Nestlé
Azeites Azeite Oliveira da Serra 1ª Colheita 2015-2016 Sovena
Limpeza Puf Puf – Ezalo Procasa
Pequenos Electrodomésticos Silence Force 4A Groupe SEB
Mercearia – Barras Cereais Barras Fitness Delice Nestlé
Higiene – Animais Coleira Repelente para Cães – Pilou Repul’7 Procasa
Lacticínios Molho de Nata para Massas Mimosa Lactogal
Águas Água Evian Limited Edition 2016 JMD
Grande Prémio Milka Oreo 300g Mondelez
CATEGORIAS VENCEDOR EMPRESA
Master Brand Footprint by Kantar Wordlpanel Portugal – 1º lugar /troféu Mimosa  
Master Brand Footprint by Kantar Wordlpanel Portugal -Menção honrosa Iglo  
Master Brand Footprint by Kantar Wordlpanel Portugal – Menção honrosa Delta  
Master Folheto Retalhista by Marktest Continente  
Master Folheto Marca by Marktest Danone