Agricultura

Lusomorango entrega cerca de 8 toneladas de framboesas ao banco alimentar

Lusomorango entrega cerca de 8 toneladas de framboesas ao banco alimentar

Lusomorango entregou, até esta quinta-feira, dia 30 de abril, perto de 5 toneladas de framboesas ao Banco Alimentar Contra a Fome e prevê a entrega, até ao final da próxima semana, de mais 3 toneladas destes pequenos frutos, para serem distribuídos a famílias carenciadas.

Em três semanas, a lusomorango entrega cerca de 8 toneladas de framboesas, recorrendo à recente portaria que possibilita a retirada de pequenos frutos do mercado através da canalização dessa produção para instituições de solidariedade social.

“Estas oito toneladas de framboesas, que representam praticamente 1 600 horas de trabalho, são um contributo certamente diminuto, mas ainda assim importante, para colmatar algumas destas necessidades”, refere Luis Pinheiro, presidente da Lusomorango.

A medida, prevista nos programas operacionais das Organizações de Produtores, é financiada a 100% pela União Europeia e procura dar resposta às dificuldades de escoamento de produção e de quebra generalizada nas vendas e nos preços.

Assim, é agora possível a retirada de produto mediante uma compensação financeira até 40% do valor médio de mercado (para um máximo de 5% da produção total), sendo a fruta reencaminhada para instituições de solidariedade social.