Agroindústria

Produtos biológicos: 50% do consumo nacional é importado

Produtos biológicos: 50% do consumo nacional é importado

Os números foram avançados pelo secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas: Portugal importa cerca de 50% dos produtos de agricultura biológica que consome. Portugal tem atualmente uma superfície agrícola de 270 mil hectares dedicados a este modo de produção.

“É tempo de perceber que o mercado está ansioso de ter este tipo de produção e a indústria também percebeu que tem aqui um nicho”, referiu Miguel Freitas em declarações à Lusa. Estas declarações foram proferidas numa sessão pública sobre a Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica que se realizou em Idanha-a-Nova.

Durante a sessão, o governante defendeu que é altura de debater estes tema, sobretudo agora que se aproxima a entrada em vigor do próximo quadro comunitário de apoios.

“Nós [Portugal] temos neste momento 270 mil hectares de agricultura biológica. O apoio à agricultura foi importante, essencialmente no apoio a sistemas de produção agrícola, nomeadamente pastagens e forragens, onde temos cerca de 200 mil hectares, no olival 30 mil e nas frutas e legumes cinco mil”, explicou.

Miguel Freitas falou ainda da importância da certificação de produtos para o mercado, referindo que “nós ainda não somos capazes de ter muitos produtos de agricultura biológica no mercado. E, portanto, é esse o resultado que esperamos e vamos refletir com os agentes do sector como é que podemos dar este passo da lógica do apoio à produção para a lógica da geração de valor através do mercado. Esse é um passo muito importante que estamos a fazer”.