Quantcast
Energia

Sotecnisol instala sistema de autoconsumo para apoiar produção de vinho

A Sotecnisol Energia instalou um sistema fotovoltaico para autoconsumo na Herdade Grande, na Vidigueira, um dos maiores produtores de vinho do Baixo Alentejo. O objetivo, segundo a companhia, é apoiar a produção de vinho e conseguir uma poupança energética de cerca de 20%.

“Face aos seus elevados consumos energéticos, a Herdade Grande lançou o desafio à Sotecnisol, como player de referência em soluções inovadoras de produção de energia, para apresentar uma solução que permitisse uma redução superior a 20% nos custos anuais de energia elétrica”, refere a Sotecnisol em comunicado.

Depois de uma análise às soluções tecnológicas existentes no mercado, a Sotecnisol Energia propôs, com base no diagrama de cargas e perfil diário de consumo da instalação, um sistema fotovoltaico para autoconsumo de 15 kWn e 18 kWp.

A instalação permitirá à Herdade Grande reduzir a sua fatura energética em cerca de 23%, com um pay-back de 5,8 anos e uma rentabilidade do capital investido a 15 anos, de 14%, de acordo com a Sotecnisol.