Quantcast
Agricultura

Azeitona Galega da Beira Baixa reconhecida como IGP

Azeitona Galega da Beira Baixa reconhecida como IGP

A azeitona Galega da Beira Baixa recebeu a Indicação Geográfica Protegida (IGP). A Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior (APABI) nota que é fruto de um longo trabalho de mais de 6 anos que, em parceria com um conjunto de entidades, desenvolveu o caderno de especificações para a Azeitona Galega da Beira Baixa, agora aprovado na Comissão Europeia.

Segundo explicado em comunicado, a partir deste momento todos os produtores de azeitona Galega da área geográfica abrangida – todas as freguesias dos concelhos da Covilhã, Belmonte, Fundão, Penamacor, Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Oleiros, Sertã, Vila de Rei e Mação – dispõem de um instrumento de valorização e comunicação desta azeitona de conserva perante os diferentes mercados.

banner APP
 

“Trata-se com este reconhecimento e definição de regras comuns de produção, de um pacto de confiança com os consumidores materializado na autenticidade e genuidade da origem e do saber fazer”, declara a APABI.

A gestão desta IGP passará ser da responsabilidade da APABI, tal como já acontece com os azeites Denominação de Origem Protegida: azeite da Beira Alta e azeite da Beira Baixa.