Uma nova revisão da legislação em bem-estar animal está em curso e prevê-se que até final deste ano sejam anunciadas medidas que apontam para um reforço das exigências a este nível, respondendo à crescente pressão do retalho e consumidor. Alterações no transporte de animais, o fim das gaiolas nas aves, alterações nas práticas de abate/ocisão e a obrigação de formação nas explorações são alguns dos temas ‘quentes’ que motivam a discussão.
O que vai mudar em concreto e qual o impacto esperado? Quais os setores mais afetados? Os produtores estão preparados para as mudanças necessárias? A reflexão sobre estas questões vai ser o mote da conferência da VIDA RURAL ‘Bem-estar animal: desafios na cadeia de valor’, que se realiza já no próximo dia 23 de maio, na Estação Zootécnica Nacional, em Santarém, em parceria com o INIAV e com o apoio da Câmara Municipal de Santarém.

A conferência vai ter como foco a explicação das novas regras em discussão e as estratégias a encontrar para fazer uma ‘transição suave’ face às esperadas obrigações, com a presença da DGAV, médicos-veterinários, produtores e retalhistas.
A conferência tem entrada gratuita, com registo obrigatório aqui.