Em parceria com a Portugal Fresh, o Lidl Portugal anunciou ter ajudado a exportar 22,3 mil toneladas de hortofrutícolas nacionais para nove países europeus em 2023, refere o comunicado de imprensa da retalhista.
Este valor representa um decréscimo face a 2022, ano em que a parceria exportou 27 mil toneladas de frutas e legumes.
Do cabaz de produtos exportados destaca-se a Pera Rocha do Oeste DOP, com um total de 11,2 mil toneladas a serem exportadas para Alemanha, Polónia, França, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Luxemburgo e Suécia. A exportação deste fruto registou uma quebra face a 2022, quando registou um total de 16 mil toneladas enviadas para o exterior.
Destacam-se também os Citrinos do Algarve IGP – a Laranja e o Limão – com perto de 2,9 mil toneladas exportadas, a Fruta de Caroço – Ameixas, Nectarinas e Pêssegos – com 2,3 mil toneladas – e os Frutos Vermelhos – Amoras e Framboesas – com 1,8 mil toneladas, refere o comunicado da insígnia.
Nesta cesta de exportações, cabem ainda mais de uma dezena de frutas e legumes, entre os quais a Abóbora, Castanha, Couve Branca/Repolho, Couve Coração e Melão, entre outros.
Em 2023, deu-se também o início da exportação de dióspiro, com 123 toneladas a serem exportadas para a Alemanha, “assim como outros artigos nacionais a entrarem em países onde ainda não estavam presentes, nomeadamente: a exportação de tomate para Espanha ou de cenoura e abóbora para a Alemanha”, avança o comunicado.
“Estes números espelham mais uma vez o nosso compromisso com o país e o nosso empenho no apoio à produção nacional, numa área que consideramos crítica: as frutas e legumes. A qualidade da produção nacional é diferenciadora e é o que conquista os outros consumidores europeus. A nossa missão, em conjunto com a Portugal Fresh, é fomentarmos a sua presença constante na nossa rede de lojas internacional, ajudando os nossos parceiros a crescerem”, explicou Jorge Pierre Silva, diretor de frutas e legumes do Lidl Portugal.
Para Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, “os resultados de 2023 demonstram bem a dinâmica do setor agroalimentar nacional, e a sua capacidade para oferecer aos consumidores de todo o mundo produtos de elevada qualidade, segurança e diversidade. A diversificação é, aliás, cada vez maior, posicionando Portugal como um dos principais players europeus do setor das frutas e legumes. Parcerias como a que temos há uma década com o Lidl são fundamentais para a internacionalização e crescimento dos produtores nacionais”.
O Lidl exportou 20 diferentes variedades de hortofrutícolas nacionais para a Alemanha, França, Espanha, Luxemburgo, Polónia, Suécia, Reino Unido, Irlanda e Eslováquia.