O Centre for Food Education e Research (CFER), empresa portuguesa da área da investigação e desenvolvimento alimentar, desenvolveu um ovo 100% vegetal [cujo nome provisório durante a fase de testes é Egg0!], que pode ser usado na alimentação ou na indústria pasteleira.
O administrador e responsável técnico do CFER, Daniel Abegão, em declarações à agência Lusa, declarou que o novo produto “mimetiza o ovo, no seu sabor, no seu aroma, na sua nutrição. Conseguimos criar um produto 100% a partir de extratos vegetais, que faz ovos mexidos deliciosos, faz boas omeletes e tem utilização em padaria e pastelaria”.
Este novo ovo foi criado a partir da soja e incorpora outros extratos vegetais. O ovo vegetal ainda não está no mercado, mas, segundo Daniel Abegão, estará “ainda no primeiro semestre deste ano”, depois de “mais de cinco anos de investigação e desenvolvimento”.

“Estamos, neste momento, a terminar a implementação industrial do projeto [em fábricas parceiras com as quais o CFER trabalha], a estudar os últimos detalhes técnicos, para o lançarmos muito em breve no mercado nacional e internacional”, revelou o responsável técnico.
O ovo vegetal tem já clientes interessados na Europa, em África e nos EUA e Brasil.