Quantcast
Agricultura

Testes rápidos em todas as campanhas agrícolas é compromisso do Governo

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, anunciou que o governo vai assegurar a testagem rápida em todas as campanhas agrícolas.

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, anunciou que o governo vai assegurar a testagem rápida em todas as campanhas agrícolas. O anúncio ocorreu no acompanhamento dos trabalhos de testagem a trabalhadores agrícolas em São Teotónio, Odemira, na passada sexta-feira, dia 9 de abril, informa o Ministério da Agricultura, em comunicado.

A ministra revelou que este tipo de ação de testagem vai ser “replicada noutras regiões do País, durante todas as campanhas, inclusive nas vindimas”. Neste contexto, a titular da pasta da Agricultura sublinhou que, “portanto, só iremos terminar no final do ano. O Governo irá assegurar que os testes rápidos se realizam com o apoio da Cruz Vermelha”.

“As empresas têm de se responsabilizar por criar as condições de realização destes mesmos testes, bem como de isolamento e de segurança aos trabalhadores, e não podemos esquecer que as autarquias têm aqui um papel muito importante”, acrescentou.

Em declarações à imprensa, a Ministra da Agricultura evidenciou o caráter fundamental da realização de testes em massa na prevenção de surtos. Maria do Céu Antunes explicou, ainda, que “este território é dos mais complexos, daí ser tão importante a garantia da testagem e o acompanhamento dos fluxos dos trabalhadores, bem como as devidas condições de isolamento, mediante, claro está, o empenho das diversas áreas governativas, a corresponsabilização das empresas neste processo e o apoio das Câmaras Municipais”.

Os trabalhos de testagem rápida em São Teotónio, Odemira contaram também com a presença da Ministra da Saúde, Marta Temido, e o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional (coordenador no Alentejo das medidas de combate à Covid-19), Jorge Seguro Sanches.