Quantcast
Agricultura

Webinar: “Reforma da PAC no período pós-2020”

Na semana em que o Parlamento Europeu debateu e vota, em sessão plenária, a reforma da Política Agrícola Comum (PAC), os eurodeputados portugueses vão discutir as propostas para tornar a política agrícola europeia mais sustentável, resiliente e flexível. O webinar, moderado pela diretora da revista VIDA RURAL, Isabel Martins, está agendado para amanhã (23 de outubro) às 10 horas.

O debate conta com a participação dos eurodeputados Francisco Guerreiro (Independente, Verdes/ALE), Isabel Estrada Carvalhais (PS, S&D) e Álvaro Amaro (PSD, PPE) e o Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Eduardo Oliveira e Sousa.

A última reforma da Política Agrícola Comum, estabelecida em 1962, aconteceu em 2013. As regras da PAC agora em vigor expiram a 31 de dezembro de 2020 e deverão ser substituídas por regras transitórias, até que as negociações para a sua reforma sejam concluídas e aprovadas pelo Parlamento e pelo Conselho. Neste pacote de reformas em debate e votação na sessão plenária desta semana, incluem-se, por exemplo, planos para reforçar as boas práticas ambientais obrigatórias que os agricultores terão de aplicar para que possam receber apoios diretos. Os eurodeputados irão ainda votar propostas para simplificar as regras relativas aos processos de controlo e monitorização, bem como para reduzir os pagamentos a grandes explorações agrícolas e reconduzir mais fundos para pequenos e jovens agricultores, ajudando-os a lidar com crises.

Poderá seguir o debate através deste site, ou no Facebook do Parlamento Europeu em Portugal. Durante a sessão, vão ser transmitidas aos eurodeputados algumas das questões ou comentários de cidadãos enviadas para esta morada, ou colocadas em direto através do chat online.